4 razões para falar sobre inovação social

Blockforce
3 min readAug 14, 2020

Não sei se você lembra, mas a Blockforce é uma empresa de soluções em blockchain para inovação social. Aqui, você consegue entender um pouco mais sobre os conceitos que norteiam esse tema.

Mas por quê ele é tão importante na atualidade?! Se liga:

1.O mundo está gritando

Nos últimos séculos, a influência do ser humano modificou brutalmente o funcionamento de nosso planeta. Nossas escolhas, pessoas e coletivas, resultaram em perturbações ambientais e sociais sistêmicas.

Mudança climática, desflorestamento, pobreza, alteração na biodiversidade, extrema desigualdade social e aumento de doenças mentais como depressão, são alguns dos muitos desafios que enfrentamos hoje.

Além de questões estruturais como o exponencial crescimento da população e o aumento da longevidade. Lidamos com a expectativa da população mundial chegar a dez bilhões em 2060. Como promover o desenvolvimento sustentável considerando recursos naturais limitados e condições de extrema pobreza?

O mundo está gritando e só nós podemos ajudá-lo.

2. Os consumidores estão demandando

O mundo está em constante transformação e a forma como consumimos produtos e serviços também. A lógica da rede, pautada pelo surgimento da internet, revolucionou nosso modo de agir e de existir no mundo.

Estamos avançando para o próximo estágio da consciência humana. Além de se organizar de forma distribuída, as pessoas hoje tendem a ter um propósito claro e vivo. Nesse sentido, há uma grande expectativa dos consumidores em relação às organizações. Eles valorizam o consumo consciente e as práticas de mercado responsáveis. Na verdade, não existe mais o simples consumidor. Ao invés de apenas consumir, ele também tem a necessidade de fazer parte do processo de produção e assim, atua em diferentes funções: cliente, consumidor, fornecedor, usuário, produtor, funcionário …

De acordo com Estudo Nielsen 2019 — Brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes SPC Brasil,

  • 42% Dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto ambiental
  • 56% Chegam a desistir da compra se descobrir que a marca adota práticas nocivas ao meio ambiente.
  • 91% Dizem ser alta a chance de considerar a reputação de uma marca ou empresa antes de comprar um produto
  • 71% Dão preferência a produtos de marcas comprometidas com ações ambientais e sociais.

Existe uma demanda pelo consumo consciente e esse é só o começo.

3. O novo papel das marcas na sociedade

Cada vez mais, marcas e organizações são questionadas sobre seu papel de agente de transformação na sociedade. Hoje, uma marca não se restringe a uma prestadora de serviço, ela também tem o papel de disseminar um posicionamento frente a sociedade, bem como estabelecer tendências. Felizmente, organizações estão aprendendo que um negócio eficiente e adequado, além de considerar a geração de lucro, se atenta aos impactos de suas decisões nos trabalhadores, nos clientes, nos fornecedores, na comunidade e no meio ambiente.

Um exemplo claro, consistente e em ascensão desse novo modelo são as Empresas B. Participantes de um movimento global, as empresas com certificação B visam trabalhar por uma economia onde o sucesso seja medido pelo bem-estar das pessoas, das sociedades e da natureza.

“Podemos fazer melhor. Nossos negócios precisam ser guiados por propósito e não apenas por lucros de curto prazo.” — Robert Edward Freeman, autor do best-seller Strategic Management: A Stakeholder Approach

Hoje, ter integridade na visão de sustentabilidade não é um diferencial de mercado mas sim, um atributo que todas as marcas deveriam genuinamente exercer.

4. Trabalhadores buscam se conectar com impacto

De acordo com o estudo Global Talent Trends 2018 da Mercer, os principais fatores que funcionários e candidatos a empregos procuram inclui flexibilidade, compromisso com bem-estar e trabalho com propósito.
Talvez o desejo mais subestimado dos funcionários modernos seja o desejo de trabalhar com um propósito. Infelizmente, em muitas empresas, o senso de propósito é deixado de lado, devido a visão restrita de gerar lucros. De acordo com estudo, muitos funcionários sentem que estão apenas trabalhando por um salário e não estão contribuindo para o bem maior da sociedade, o que prejudica a motivação, a produtividade e a satisfação com o trabalho.

De acordo com a Mercer, funcionários prósperos têm três vezes mais probabilidade de trabalhar para uma empresa com um forte senso de propósito. No entanto, apenas 13% das empresas pesquisadas oferecem uma visão de propósito consolidada para os trabalhadores.

Trabalhar com inovação social é uma oportunidade de encontrar um propósito pessoal e profissional, uma vez que você assumi responsabilidade por uma causa real.

E aí, vamos nessa? Entre em contato conosco para conversarmos mais sobre inovação social em https://blockforce.in/

--

--

Blockforce

We believe in the blockchain power to create new collaborative realities as a key to accelerate the exponential positive transformations. https://blockforce.in/