4 motivos para integrar moedas digitais ao seu negócio

Blockforce
3 min readNov 26, 2020
  1. Descentralização do setor financeiro

Atualmente, o valor do dinheiro é atribuído por uma entidade reguladora, que também obriga o uso e a circulação da moeda (como real, dólar e euro, por exemplo). Essa dinâmica depende de uma uma instituição centralizadora e faz parte das bases do que chamamos de velho poder.

Imagem livro New Power — Jeremy & Henry

Já as criptomoedas representam um avanço na maneira como pessoas transacionam recursos financeiros. A natureza das criptomoedas constroem os atributos de um novo poder: compartilhado e descentralizado. Elas são moedas digitais globais, em que a validação das transações é distribuída. Saiba mais aqui.

As moedas digitais já estão sendo utilizadas em diferentes setores da economia. Até mesmo Bancos Centrais estão emitindo esses ativos. De acordo com a ABCripto, no Brasil, operações com criptomoedas informadas à Receita atingem cerca de US$ 3 milhões por dia. E esse numero só tende a crescer. Em 2020, o valor do bitcoin, moeda digital mais conhecida no mercado, teve um crescimento de 254% anual.

Se dia após dia estamos evoluindo para uma sociedade mais colaborativa e integrada, nossa moeda, ativo base da estrutura econômica em que vivemos, não poderia ficar de fora dessa transição.

2. Mais segurança nas transações

Segundo reportagem da Época Negócios, 46% dos internautas brasileiros já foram vítimas de algum tipo de golpe financeiro. Em um ano, fraudes financeiras geram prejuízo de cerda de R$ 1,8 bilhão.

Está mais do que na hora de inverter esse cenário.

O blockchain, tecnologia por trás das moedas digitais, permite que as transações sejam realizadas diretamente entre pares (sem a necessidade de uma instituição intermediadora) e através de registros imutáveis, garantindo rastreabilidade das movimentações, transparência entre as relações e auditabilidade auto executada. O que tudo isso significa? Mais segurança e eficiência das transações.

3. Novos mercados, novas receitas

Ao longo da história, o sistema financeiro internacional sofreu transformações estruturais devido aos novos esforços macroeconômicos atrelados ao relacionamento entre as nações. O advento da globalização, pautado pela interdependência entre os Estados, possibilitou uma nova configuração nas relações de poder e uma nova lógica baseada no livre mercado. Contudo, as moedas ainda são, até hoje, definidas e limitadas de acordo com seu território. Você já tentou fazer uma transferência monetária para alguém fora do Brasil? O processo ainda é muito burocrático e pouco eficiente. Já imaginou se fosse fácil e acessível?

Por serem transacionadas de forma distribuída através da tecnologia blockchain, não há limites de fronteiras quando falamos em moedas digitais. Suas transações não se restringem à um território específico, podendo percorrer mercados globais e online. Ampliando oportunidades, receitas e impacto.

4. Acesso à novas tecnologias

De acordo com a Pesquisa Tecnologia Bancária, realizada pela FEBRAN em 2020, os investimentos e despesas em novas tecnologias no setor financeiro somaram 24,6 bilhões de reais em 2019, o que evidencia a grande demanda por digitalização do setor.

Eles foram distribuídos em:

Como as moedas digitais representam ativos transacionados em blockchain, a sua integração permite o acesso a essas novas tecnologias, posicionando a organização em um patamar disrupitivo e inovador, além de possibilitar o desenvolvimento profissional de todo o time envolvido.

E agora, sente que chegou a hora de integrar moedas digitais ao seu negócio?

Entre em contato conosco.

--

--

Blockforce

We believe in the blockchain power to create new collaborative realities as a key to accelerate the exponential positive transformations. https://blockforce.in/